quinta-feira, maio 18, 2006

 

Como criar uma microempresa de sucesso





Nas fotos: eu, à frente do forno a lenha, como pizzaiolo; Dé e Zezinho, nossos garçons; e, em família, Sirlene, eu e Raicy (um dos meus filhos que trabalham conosco).



Com uma microempresa há dez anos, muitos me consideram um herói. Sim, um herói. Porque a microempresa sobreviveu e funciona normalmente e com sucesso.
Segundo as estatísticas do Sebrae, somente 20% as microempresas sobrevivem aos dois primeiros anos. E, dessas restantes, por volta de 80% fecham até completar cinco anos.
Já me sugeriram até escrever um livro de auto-ajuda sobre esse tema, para orientar pequenos empresários iniciantes. Por enquanto darei algumas dicas, a seguir, das principais coisas a serem observadas para sobreviver e fazer uma microempresa de sucesso.
Montar o negócio pesquisando antes a existência de procura pelo produto e possíveis novos consumidores. Prever o faturamento e as despesas. Escolher a melhor localização possível, onde tenha boa circulação de pessoas e ampla visibilidade.
Contratar os serviços de um contador para efetuar o registro na Junta Comercial, tirar o CNPJ e inscrição estadual. Só para isso.
Qualidade antes de tudo, com produtos e ingredientes de primeira linha e atendimento simpático e gentil.
Não participar de guerras de preços com concorrentes. Destaque o diferencial do seu negócio que deve sempre ser a qualidade, o bom atendimento e o conforto do local.
Tratamento especial e personalizado, procurando deixar o cliente encantado. Para isso é sempre bom que o proprietário esteja presente, conversando com todos.
Valorizar o funcionário, tratando-o sempre de maneira cortês, elogiando-o quando merecer, não só apontando seus erros, mas também os acertos. Fazer do ambiente de trabalho um local alegre, bem-humorado e de motivação. Inscrever o funcionário em cursos de especialização ou reciclagem. Dessa forma ele será um real colaborador da empresa, sentindo-se sócio do negócio.
Atender prontamente as reclamações, tomando providências imediatas para satisfazer o cliente. Às vezes é preferível perder e não obter lucro em determinada ocasião, do que perder o cliente e arriscar-se a ter prejudicada a imagem da empresa.
A propaganda é um investimento muito importante. Um simples cartão comercial de visitas, a ser distribuído entre os clientes e lugares em que se tenha parcerias, como hotéis e pousadas, já é de grande valor. E, conforme a disponibilidade de recursos, deve-se aproveitar carros de som, folhetos para distribuição, rádio e jornais da região.
Não comprar nada a crédito, nem pegar empréstimos em bancos. Comprar móveis e aparelhos à vista. Se isso não for possível, adquirir usados em boas condições (mais baratos).
Uma despesa necessária para atrair mais clientes é a filiação a cartões de crédito. Para isso também é preciso abrir uma conta-corrente de pessoa jurídica em um banco.
No início pode ser impossível encarar as despesas trabalhistas. Contratar, então, por prazo determinado, empregados informais, nunca ficando muitos meses com os mesmos funcionários, para evitar ações trabalhistas, as quais podem impossibilitar a continuidade do negócio, levando-o à falência.
Manter o estoque no mínimo possível. Prever a quantidade somente para até a próxima remessa do fornecedor, com uma pequena margem de segurança.
Para cada item do estoque, não depender exclusivamente de só um único fornecedor. Ter sempre uma alternativa para imprevistos.
Trabalhar em família: o casal e os filhos. Economiza-se em mão-de-obra e a confiança é maior.
Estar sempre atento às sugestões de clientes e funcionários, analisando-as.
Formar parcerias com outras empresas (hotéis, pousadas, agências de turismo).
Ser flexível, sem necessariamente usar com rigor normas e rotinas. Agir não só de maneira racional, mas seguir também a intuição.

Comments:
Nossa , sua história e dicas ajudaram muito, eu estou para abri um Pet shop, mias a unica coisa que esta dificultando é realmente a falta de capital para investir, minha única alternativa seria o banco, no caso a caixa da apoio a micro impresários q estão começando seria taum ruim "aceitar" essa ajuda do governo?!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?