quinta-feira, maio 18, 2006

 

Rio de Peixe


Rio de Peixe


Rio de Peixe é uma região de difícil acesso, no município de Sto. Antônio do Jacinto. Didi e Nicinha, cunhado e irmã de Sirlene, têm uma fazenda lá e programamos fazer uma visita a eles, acompanhados de Da Guia (outra irmã de Sirlene) e seu marido, Gildásio. Isso foi em 1990.
A viagem teria de ser feita a cavalo, passando por dentro da fazenda do Alceu, nosso padrinho de casamento (ou de amigação).
Partimos da fazenda do seu Adelino, pai de Sirlene. E dona Lilia, sua mãe, falava para mim: “Seu Hermas, o senhor não conhece essa estrada. Eu aconselho a não ir, porque choveu ontem e deve ter muita lama.”
Eu pensei e respondi que não poderia haver estrada tão ruim que um cavalo não conseguisse passar.
Ela falou: “Então o senhor vai ver!”
Não acreditei e fomos: Sirlene, Da Guia, Gildásio e eu.
Arrependimento não tenho. Porque foi uma aventura tipo Indiana Jones.
Não havia estrada. Somente caminhos enlameados que até para uma pessoa a pé era difícil passar. Subidas e descidas íngremes e cheias de lama.
Tivemos de atravessar um rio cheio, montados, com os cavalos praticamente nadando.
Caminhos onde o espaço só dava para as patas dos cavalos e, à direita, um abismo, pronto para receber qualquer um de nós que tivesse o azar do cavalo escorregar.
Próximos já à fazenda do Didi, havia uma descida quase que vertical e enlameada. Desmontamos, pois era mais seguro, puxando os cavalos.
Comecei a caminhar ladeira abaixo e, de repente, tive de sair correndo. O meu cavalo, atrás de mim, começou a escorregar, as patas traseiras na frente, quase sentado e quase me atropelando.
Na fazenda do Didi e na do seu irmão (vizinho), João Neres, fomos descansar, descontrair e aproveitar a visita.
Pescamos muitas piabas no Rio de Peixe e admiramos muito as cachoeiras altas e impressionantes pelo ritmo do curso das águas.
Uns tempos depois, voltamos ao Rio de Peixe com o tempo seco, mas não deixamos de viver novas aventuras, por caminhos inóspitos e até fugindo de bois e vacas bravas atrás de nossos cavalos.
Eu adoro aventuras.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?