terça-feira, junho 15, 2010

 

Museu da Língua Portuguesa

www.estacaodaluz.org.br


Em janeiro de 2007, na viagem que fiz a Sampa com Clarice, fomos ao Museu da Língua Portuguesa. Ele é organizado para transformar-se em um ponto de encontro com a língua, a literatura e a história. Ao invés de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos.
No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil.
A visita é feita pelos diferentes ambientes que descrevo a seguir.

Exposição Temporária: Na ocasião, em homenagem aos 50 anos da obra de Guimarães Rosa, "Grande Sertão:Veredas". Um passeio pelas veredas de Guimarães Rosa e caminhos por aspectos do livro.

Auditório: onde é exibido um filme de dez minutos sobre a origem da linguagem e das línguas.

Praça da Língua: Salão com arquibancadas em forma de anfiteatro. Como em um planetário, efeitos visuais são projetados no forro do teto e é feita uma narração de clássicos da prosa e da poesia em sons e imagens.

Grande Galeria: É como um túnel. E um telão de 106 metros de comprimento exibe onze filmes simultaneamente.

Linha do Tempo: A história de seis mil anos da Língua Portuguesa num grande painel com textos, gravuras, mapas e vídeos.

Mapa dos Falares: Mapas animados dos falares do Brasil. Tela interativa. Ao selecionar um estado, ouve-se o jeito de falar naquele lugar.

Palavras Cruzadas: Monitores interativos para brincar com as palavras e aprender sobre sua origem. Totens dedicados às línguas africanas, indígenas, espanhol, inglês e francês.

Beco das Palavras: Diversão movimentando imagens de pedaços de palavras. Radicais, prefixos e sufixos que se misturam. Ao juntar os pedaços e formar uma palavra, a mesa vira uma tela que mostra filmes e animações sobre a origem e significado da palavra formada.

O Museu da Língua Portuguesa é um local por demais empolgante, para obrigatoriamente se visitar em São Paulo.
Principalmente para quem tem boa ventilação intelectual.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?