sábado, setembro 27, 2008

 

Hesíodo

"Hesíodo e a Musa". Óleo sobre tela de Gustave Moreau (1826-1898). Data: 1891. Paris, Musée d'Orsay.

Pintura de Rafael (1483-1520). O poeta heleno Hesíodo (sécs. VIII ou VII a.C.) catalogou as três filhas de Zeus com Eurínome em sua Teogonia.


Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Campus X – Teixeira de Freitas
Cursos: História III
Disciplina: História Antiga e a Formação do Ocidente Medieval
Professora: Dilma Filgueiras de Santana Oliveira
Acadêmicos: Cláudia Coelho, Elane Carvalho, Hermas Caiuby, Ítala Naira, Janaína Rios.
15/09/2008

HESÍODO E O TRABALHO NA GRÉCIA ANTIGA

Hesíodo foi o mais antigo escritor de que se tem notícia. Poeta grego de fama comparável à de Heródoto.
Espalhou, através de seus poemas, especialmente “Os Trabalhos e os Dias”, preceitos morais e de conduta para a juventude, valorizando o esforço dos camponeses e condenando o ócio e as guerras.
Hesíodo viveu durante o período Arcaico da Grécia, entre os séculos VIII e VII a.C. Mais tarde, no apogeu das Cidades-Estado, a sociedade seguia normas, costumes e tradições contrários aos ensinamentos pregados por ele. O ócio era extremamente valorizado como forma de o cidadão poder participar dos negócios de Estado e fiscalizar suas propriedades rurais. O trabalho manual que exige esforço do corpo destinava-se aos escravos, àqueles que nada mais podiam oferecer além dos serviços pesados.
Tudo o que temos de notícias a respeito de Hesíodo foi contado por ele mesmo, também sua própria biografia, e pela oralidade. Por isso nem mesmo sua existência é assegurada. Sabe-se que deve ter vivido no campo pois fala de coisas vividas, exaltando os camponeses e seu trabalho.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?