sexta-feira, julho 30, 2010

 

Tiwanakus







TIWANAKUS



Das águas do lago Titicaca, onde hoje é a Bolívia, saiu o grande Viracocha, deus criador do mundo, para esculpir o homem em pedra e dar-lhe a alma da vida.
Cravado na cordilheira dos Andes, o lago fica a 80 km de La Paz.
Em 600 a.C. os tiwanukus ocuparam essa região e suas cidades espalharam-se pela bacia do Titicaca.
Templos e pirâmides formavam centros cerimoniais que cercavam as áreas urbanas, onde cultos e oferendas eram realizados, incluindo sacrifícios humanos, a Viracocha.
Tihuanaco, com 90 mil habitantes, foi a maior cidade do império tiwanuku o qual se estendeu por um raio de 500 km. As ruínas impressionam pela grandiosidade e o local é considerado pela UNESCO patrimônio da humanidade.
O altiplano ao redor do lago, onde se instalaram os tiwanukus, tinha recursos abundantes. Peixes, carne de lhamas e alpacas e um eficiente sistema de irrigação e drenagem responsável por generosas safras de batatas, plantadas em terraços feitos na montanha, com a sustentação de muros de pedra.
Geoglifos (sinais e desenhos) nos desertos da Bolívia e do Chile serviam para orientar as caravanas que percorriam os Andes em um intenso comércio. Para localidades do litoral iam couro, charque, batata seca, milho, frutas, pimentas, alucinógenos, lã, roupas e cerâmica. No retorno vinham peixe seco, mariscos e minerais como o cobre.
Além do comércio, as caravanas tinham, também, como objetivo, divulgar suas crenças e sua cultura. Algumas expedições incluíam sacerdotes entre seus componentes, para essa finalidade.
Misteriosamente, talvez em conseqüência de alterações climáticas prejudiciais à produção de alimentos, por volta do ano de 1200, a civilização tiwanaku desapareceu. As informações de fontes seguras que obtemos hoje a respeito dela provêm de pesquisas de arqueólogos e historiadores. Como não desenvolveram nenhum sistema de escrita, somente os relatos dos europeus são disponíveis. Pouco confiáveis, por trazerem sua interpretação etnocentrista.

Comments:
Nossa Hermans entrei no seu blog e fiquei feliz em ler esse artigo dos tiwanakus,no lago do Titicaca, me lembrei dos semestres anteriores. Muito interessante saber desse povo, conhecer essa parte da história que não é tratada na educação regular, nem aparece nos livros didáticos, algo tão proximo do nosso país. Bjo!
 
A história das civilizações pré colombianas são fascinadoras pelas suas atividades aplicadas de forma rustica. Grande mistério e sabedoria como este povo vivia. Excelente artigo.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?