quarta-feira, junho 30, 2010

 

Pro Dia Nascer Feliz




Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Campus X – Teixeira de Freitas – Depto. de Educação
Curso: História V
Disciplina: Epistemologia e Didática
Docente: Prof. Jessyluce Cardoso Reis
Acadêmico: Hermas Braga Dale Caiuby
07/09/2009

TRISTE SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1)

Hermas Caiuby (2)

JARDIM, João. Pro dia nascer feliz. Filme documentário. São Paulo: Tambellini Filmes, 2006.

O documentário trata da lastimável situação em que se encontra a educação brasileira, jogada no fundo do poço, sem a atenção que merece por parte das autoridades e também de muitos professores, diretores e pais de alunos.
Mostra uma série de entrevistas e depoimentos de alunos e profissionais da educação em escolas e colégios públicos do Nordeste ao Sul do País, bem como duas escolas particulares tradicionais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Apesar das gritantes e injustas desigualdades, o filme aborda casos de alunas apaixonadas por aprender e estudar, ao ponto de uma delas, habituada a ler bons livros, produzir textos que foram rejeitados por uma professora que acreditava ter sido cópia. Enquanto isso, uma garota de classe média alta preocupa-se com o número de admiradores e namorados, ressaltando-se aí diferenças sociais de valores.
Trata-se de uma denúncia e uma advertência àqueles que podem fazer alguma coisa pela melhoria da educação dos jovens e adolescentes: homens públicos e todos os envolvidos no funcionamento do ensino. Não é necessário qualquer conhecimento prévio para entender a mensagem transmitida pelo filme.
Este documentário ganhou o prêmio especial do júri no 10º Cine-PE e foi selecionado para o Festival de Gramado 2006. João Jardim é carioca, estudou cinema na Universidade de Nova York, trabalhou com Paul Mazursky, Murilo Salles, Carlos Diegues, montou musicais para a televisão e editou e dirigiu minisséries na Rede Globo.
Pro dia nascer feliz é recomendável a todos os interessados no assunto e que , de certa maneira, sofrem a influência de seus efeitos na sociedade individualista e competitiva em que vivemos. Valeu a pena em muito assistir a esse filme e vendo em lugares diferentes do Brasil situações que vivenciamos aqui em nosso dia-a-dia de professor. Infelizmente percebemos nos exemplos focalizados, uma metodologia arcaica de ensino, ainda com o paradigma dominante da educação bancária mencionada por Paulo Freire em suas obras. Em nenhuma ocasião que eu me lembre foi verificada a prática da interdisciplinaridade. A transposição didática é baseada nos manuais e livros escolares e a mediação foi vista muito pouco. O filme contribuiu, com idéias claras e precisas, a um entendimento melhor do conteúdo da disciplina Epistemologia e Didática. Ele quer incomodar a todos diante da situação caótica da educação no país, sabendo-se que ela é essencial para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população, acabando com os vergonhosos desníveis de classes que levam à revolta e à prática da violência.

1- Resenha crítica do filme documentário Pro dia nascer feliz, apresentada à disciplina Epistemologia e Didática, sob orientação da prof. Jessyluce Cardoso Reis.
2- Acadêmico do V período do curso de Licenciatura em História do campus X – UNEB, Teixeira de Freitas (BA).

Comments:
É verdade Hermas, fazendo estágio fica mais claro ainda de como a educação no nosso país é colocadda em segundo plano...
 
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